índia coronavírus
Pessoas sobem no teto de um ônibus lotado para voltar para casa antes de um bloqueio imposto pelo governo indiano como medida preventiva contra o coronavírus COVID-19, em Guwahati, em 24 de março de 2020| Foto: Biju BORO/AFP

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, decidiu pelo confinamento total do país de 1,3 bilhão de habitantes durante três semanas para conter o avanço do coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (24). "A partir de meia noite, todo o país está confinado. Para salvar a Índia, para salvar cada cidadão, a vocês e suas famílias", afirmou Modi em um discurso transmitido pela televisão.

Somente serviços essenciais vão continuar funcionando: água, eletricidade, serviços de saúde, bombeiros, mercados e serviços municipais. Todas as lojas, estabelecimentos comerciais, fábricas, oficinas, escritórios e locais de culto serão fechados e os ônibus e metrôs interestaduais serão suspensos. As fronteiras internacionais já haviam sido fechadas para a maioria dos viajantes vindos da Europa.

Até esta terça-feira (24), o país registrou 519 casos de coronavírus, incluindo 10 mortes e 39 pacientes que receberam alta, segundo o Ministério da Saúde.