índia bloqueio covid-19
Indiana reza do lado de fora da entrada principal do Templo Kalighat, que está fechado, por ocasião do Ano Novo Bengali, durante um bloqueio nacional imposto pelo governo| Foto: Dibyangshu SARKAR/AFP

A Índia vai ficar em confinamento total até 3 de maio para conter a propagação da Covid-19, anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi nesta terça-feira (14). Diretrizes abrangentes sobre o bloqueio nacional serão divulgadas na quarta-feira. Até 20 de abril todos os estados, distritos e localidades serão monitorados atentamente pelas autoridades e aqueles que não registrarem aumentos de novos casos de Covid-19 podem ser autorizados a retomar algumas atividades econômicas importantes, sob certas condições. Ao defender o bloqueio completo, Modi disse que observações dos últimos dias mostram que "o caminho que escolhemos estava certo".

A Índia está em quarentena total desde 24 de março. O maior salto de novos casos em um único dia (1,2 mil) ocorreu nesta segunda-feira (13), depois de vários dias de queda, segundo a Universidade Johns Hopkins. Mais de 10,5 mil indianos foram infectados e 358 morreram.