O presidente da Índia, Narendra Modi
O presidente da Índia, Narendra Modi| Foto: EFE

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se comprometeu nesta segunda-feira, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), a fazer a Índia alcançar a meta de zerar as emissões líquidas até 2070, duas décadas depois do objetivo estipulado pela ONU. Esta é a primeira vez que a Índia, um país com cerca de 1,4 bilhões de habitantes, estabeleceu um prazo para a neutralidade de carbono.

Em discurso no plenário dos líderes mundiais reunidos na COP26 em Glasgow, na Escócia, Modi anunciou também que a Índia pretende fazer com que metade do seu consumo de energia venha de fontes renováveis até 2030.

O presidente também pretende reduzir a utilização do carvão em 45% até 2030. O premiê disse que estes objetivos são uma "contribuição sem precedentes da Índia para a ação climática" e advertiu que os países ricos devem responder ao seu anúncio com um maior impulso no apoio financeiro.

Modi ressaltou também que está "convicto de que as decisões tomadas em Glasgow protegerão o futuro das gerações futuras e garantirão uma vida segura e próspera"