Passageiros no metrô de Londres, em 19 de julho de 2021
Passageiros no metrô de Londres, em 19 de julho de 2021| Foto:

A Inglaterra retirou quase todas as restrições impostas para controlar a propagação da pandemia de Covid-19. A partir desta segunda-feira (19), os limites para reuniões e eventos deixam de existir, as boates podem reabrir e o uso de máscaras em alguns lugares, embora recomendado, não é obrigatório. Promotores de grandes eventos e boates estão sendo encorajados a requisitar o "passaporte Covid" – comprovação de vacinação contra a doença – como condição para entrada do público.

A data está sendo celebrada por muitos britânicos como "freedom day", o dia da liberdade. Mais de 68% da população de adultos do Reino Unido já completou o esquema vacinal.

O primeiro-ministro do país, Boris Johnson, defendeu a retirada das restrições, mas pediu calma. "Este é o momento certo [para levantar as restrições], mas temos que fazer isso com cautela. Temos que lembrar que esse vírus infelizmente ainda está lá fora. Os casos estão aumentando, podemos ver a extrema contagiosidade da variante Delta", alertou Johnson, que está em isolamento depois de ter entrado em contato com uma pessoa infectada com Covid-19.

Algumas restrições, como as "bolhas escolares" e a necessidade de que pessoas vacinadas se isolem após entrar em contato com um infectado, serão mantidas até 16 de agosto.