Integrantes do Black Lives Matter são presos após manifestações violentas em Portland
Manifestantes reunidos em protesto convocado pelo movimento Black Lives Matter em Portland, no estado de Oregon| Foto: Kathryn Elsesser / AFP

Em meio a tensão pela apuração dos votos das eleições presidenciais, várias cidades norte-americanas registraram tumultos e manifestações violentas na noite desta quarta-feira (4) e madrugada de quinta-feira (5). Em Portland, no estado de Oregon, pelo menos 11 manifestantes ligados ao movimento Black Lives Matter foram presos por atos de vandalismo e destruição de comércios locais em manifestação contra o presidente Donald Trump.

De acordo com um canal de televisão local, os manifestantes chegaram a lançar coquetéis molotov e uma das pessoas presas estava portando um rifle. A polícia de Portland compartilhou fotos de itens apreendidos, que incluem fogos de artifício, martelos e tintas spray. Na ocasião, uma bandeira norte-americana foi queimada.

A governadora do estado de Oregon, Kate Brown, solicitou reforço da Guarda Nacional para responder aos atos de violência. “Todos têm o direito de se expressar livremente e de se reunir pacificamente. No entanto, quero deixar claro que a intimidação dos eleitores e a violência política não serão toleradas. Vimos em primeira mão o que acontece quando a liberdade de expressão é alimentada pelo ódio”, declarou a governadora em um comunicado oficial.