japão inundações
Equipes de resgate procuram desaparecidos em um deslizamento de terra causado por fortes chuvas em Tsunagi, prefeitura de Kumamoto, em 6 de julho de 2020| Foto: JIJI PRESS / AFP

Pelo menos 49 pessoas morreram após três dias de fortes chuvas, inundações e deslizamentos na região de Kyushu, no Japão, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (6). Catorze morreram afogadas em um lar de idosos que ficava perto do rio Kuma. As buscas por vítimas continuam, mas as chuvas não devem dar trégua, com previsão de tempestades em Fukuoka, Nagasaki e Saga.

"Recebemos ligações de pessoas nos dizendo que queriam fugir de casa, mas que não podiam fazer isso sozinhas", disse um bombeiro da cidade de Kagoshima ao jornal Japan Times . "Algumas estradas estão submersas e você não pode atravessá-las". Mais ao norte, na cidade de Kumamoto, onde 250 mil moradores foram ordenados a deixar suas casas, as autoridades também disseram que alguns esforços de resgate tiveram que ser adiados por causa das condições climáticas. Mais de 6 mil casas ao longo do rio Kuma ficaram submersas e 1.060 hectares de terra foram inundados.