Ministro da Defesa do Irã apresenta novas bombas
Ministro da Defesa do Irã apresenta mísseis “Balaban” (esquerda), “Qaem” (abaixo) e “Yasin” (direita)| Foto: Divulgação/Ministério da Defesa do Irã/AFP

Em meio a escalada de tensões com os Estados Unidos, o Ministério da Defesa do Irã apresentou três novos mísseis "inteligentes e guiadas com precisão" em um evento nesta terça-feira (6). Fabricados e desenvolvidos pelo país, eles ganharam os nomes "Yasin", "Balaban" e "Qaem" e foram descritos pelo ministro da Defesa do Irã, Amir Hatami.

O míssil "Balaban" tem asas dobráveis projetadas para aumentar seu alcance, é guiado por GPS e sensores e pode ser montado em aviões, helicópteros e drones. A Yasin é uma bomba inteligente, pontual e guiada de longo alcance que pode ser disparada a 50 quilômetros de seu alvo, a partir de aeronaves tripuladas ou não tripuladas. A Qaem também é uma "bomba inteligente", usada para ataques de precisão, chegando a 50 centímetros de um alvo. Pode ser usada em drones, jatos e helicópteros para destruir alvos móveis e fortificações.

"O Ministério da Defesa nunca hesitará em defender a República Islâmica e aumentar a segurança apesar da maldade e das conspirações criadas pelo Grande Satã, América", disse Hatami durante o evento de apresentação das novas armas.