O Irã condenou uma pessoa à morte e outras três a 10 anos de prisão por acusações de espionagem para os Estados Unidos e Reino Unido, informou a agência de notícias estatal Mizan nesta segunda-feira (30). A pessoa condenada à morte não foi nomeada, mas foi descrita como alguém que espionou para a CIA e "cuja gama de atividades de espionagem é vasta". A sentença foi automaticamente apelada à Suprema Corte do Irã.

Dois outros homens, Ali Nafariyeh e Mohammed Ali Babapour, também foram acusados ​​de espionagem para CIA. Cada um deles recebeu 10 anos de prisão e uma multa de US$ 55.000, que o porta-voz do judiciário disse ser o valor pago a eles pela agência de inteligência americana. O porta-voz disse que os indivíduos foram presos no ano passado.

Em julho, o Irã disse que suas forças de inteligência identificaram e prenderam 17 iranianos suspeitos de espionagem para a CIA e que alguns deles foram condenados à morte. O presidente Donald Trump negou a alegação do Irã de que havia desmantelado um complexo anel de espionagem dos EUA.