O líder supremo do Irã, aiatolá Khamenei, discursa à nação no 43o aniversário da revolta em Qom que deu início à Revolução Iraniana, 8 de janeiro
O líder supremo do Irã, aiatolá Khamenei, discursa à nação no 43o aniversário da revolta em Qom que deu início à Revolução Iraniana, 8 de janeiro| Foto: KHAMENEI.IR / AFP

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, anunciou nesta sexta-feira (8) em discurso transmitido pela televisão que o país proibiu a importação de vacinas contra a Covid-19 dos Estados Unidos e do Reino Unido.

"A importação de vacinas fabricadas nos EUA ou no Reino Unida está proibida", afirmou o líder. "Elas são completamente não confiáveis. Não é improvável que eles queiram contaminar outras nações".

Khamenei apontou especificamente para a vacina da Pfizer/BioNTech. "Se a Pfizer foi capaz de criar uma vacina, por que eles iriam querer entregá-la a nós? Por que eles não a usam para baixar a sua taxa de mortalidade?", questionou.

A decisão iraniana deve complicar o combate à pandemia no país, que já matou cerca de 56 mil pessoas e registrou mais de 1,2 milhão de infecções.