Sistema de Defesa de Israel
Míssil israelense é lançado do sistema de mísseis de defesa Iron Dome para interceptar foguete| Foto: Jack GUEZ/AFP

Forças de segurança israelenses mataram o líder da Jihad Islâmica Palestina Baha Abu Al Ata em um ataque aéreo na Faixa de Gaza no início desta terça-feira (12). De acordo com as Forças de Defesa de Israel, ele era comandante responsável por vários lançamentos de foguetes contra o país e "seu próximo ataque era iminente". Em um comunicado, a Jihad Islâmica Palestina confirmou que Abu Al Ata e sua esposa foram mortos.

Como retaliação, os militantes palestinos lançaram mais de 50 foguetes em território israelense. Segundo autoridades de Israel, 20 desses foguetes foram interceptados e outros destruíram pelo menos uma residência e um escritório.Vários ferimentos leves foram relatados, incluindo uma menina de 8 anos que estava em condição estável após perder a consciência.

A ação das Forças de Defesa de Israel foi aprovada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Benny Gantz, o ex-chefe do exército que agora é comanda um grande partido político e que tenta formar um governo de coalizão, foi informado antes da operação.