As deputadas americanas do Partido Democrata Ilhan Abdullahi Omar (à esquerda) e Rashida Tlaib
As deputadas americanas do Partido Democrata Ilhan Abdullahi Omar (à esquerda) e Rashida Tlaib| Foto: Brendan Smialowski / AFP

Israel anunciou nesta quinta-feira (15) que vai proibir a entrada no país de duas deputadas muçulmanas dos Estados Unidos. O presidente americano Donald Trump disse que as deputadas democratas Ilhan Omar e Rashida Tlaib deveriam ser impedidas de entrar no país porque elas "odeiam Israel e todos os judeus", em um tuíte publicado pouco antes do anúncio da decisão de Israel.

O Ministério do Interior israelense disse que as duas deputadas não teriam permissão para entrar no país porque elas apoiam um boicote a Israel. As duas tinham planos de começar uma visita ao país neste fim de semana. Segundo comunicado do ministério, a decisão foi tomada porque as duas legisladoras "exploram o palco mais central de todos para apoiar organizações como a BDS que pedem por um boicote contra Israel". A sigla BDS se refere ao movimento "Boicote, Desinvestimento e Sanções", que critica Israel pelo seu tratamento aos palestinos.