Pixabay imagens
Pixabay imagens| Foto:

O Ministério da Defesa israelita anunciou via comunicado, nesta segunda-feira (6), que lançou com sucesso um novo satélite espião no espaço. Batizado de Ofek 16, o satélite é a adição mais recente a uma frota implantada nas últimas duas décadas por Israel. Agora, o dispositivo vai passar por uma série de testes a fim de verificar qual é o seu nível de desempenho.

Segundo a imprensa local, trataria-se de um reforço israelita para vigiar as atividades do Irã, que Israel acusa de tentar desenvolver armas nucleares. Já o governo iraniano alega que seu programa nuclear é desenvolvido somente para fins pacíficos.

“O sucesso do satélite Ofek 16 aumenta muito nossa capacidade de ação contra os inimigos de Israel, próximos e distantes. O satélite expande muito a nossa capacidade de agir em terra, no mar, no ar e também no espaço”, disse a aliados o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Foi levantada a possibilidade de Israel estar por trás do incêndio ocorrido na semana passada em uma estação de enriquecimento nuclear em Natanz, em território persa, ainda que um grupo até então desconhecido, Cheetahs of the Homeland (Guepardos da Pátria, em português), tenha assumido a autoria do ocorrido. As autoridades israelenses não confirmam, tampouco negam, a suspeita.