Voluntária do projeto “Cozinhas Solidárias” distribui frutas em Turim, no Norte da Itália.
Voluntária do projeto “Cozinhas Solidárias” distribui frutas em Turim, no Norte da Itália.| Foto: AFP

Ainda que a curva de contágio tenha desacelerado no país nas últimas semanas, o presidente italiano, Sergio Mattarella, sancionou na quarta-feira (2) um decreto do gabinete do premiê Giuseppe Conte que proíbe deslocamentos inter-regionais entre os dias 21 de dezembro de 2020 e 6 de janeiro de 2021 no país. Com a proibição de viagens na época das festas de fim de ano, a Itália quer conter ainda mais a propagação do novo coronavírus.

As exceções, que devem ser comprovadas, são viagens de trabalho, situações de urgência ou motivos de saúde. Os deslocamentos intermunicipais, realizados na mesma região, não serão permitidos nos dias 25 e 26 de dezembro e em 1° de janeiro.

"Para estabilizar os primeiros bons resultados, precisamos de outras semanas de sacrifícios e depois de outras semanas de manutenção. A propagação ainda é muito alta, temos que ter cuidado para não interpretar um primeiro raio de sol como um fim de tudo isso. Não tenhamos ilusões, se baixarmos a guarda, a terceira onda vai dobrar a esquina", afirmou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.