Luigi di Maio, ministro das Relações Exteriores da Itália, renunciou ao cargo de líder do Movimento Cinco Estrelas
Luigi di Maio, ministro das Relações Exteriores da Itália, renunciou ao cargo de líder do Movimento Cinco Estrelas| Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP

O ministro de Relações Exteriores da Itália, Luigi di Maio, renunciou à liderança do seu partido antissistema, o Movimento Cinco Estrelas (M5S), nesta quarta-feira (22), informa a imprensa italiana. Di Maio, contudo, não deve deixar o cargo que ocupa no Executivo italiano, embora a renúncia possa estremecer a coalizão governamental. O M5S é o maior partido da base aliada do primeiro-ministro Giuseppe Conte.

O anúncio foi feito dias antes de uma votação regional importante em que o M5S e o Partido Democrático (PD) enfrentam a Liga, o partido de direita de oposição liderado por Matteo Salvini. A Liga lidera com folga as pesquisas de opinião e espera que a derrota do M5S e do PD na Emilia Romagna, um tradicional reduto da esquerda, provoque uma crise que pode derrubar o governo de coalizão entre os dois partidos.

O M5S foi fundado em 2009 com a promessa de não se aliar aos partidos tradicionais - promessa que teve que abandonar em 2018, quando fechou uma coalizão com a Liga. O partido passa por uma crise que derrubou a popularidade do partido nos últimos dois anos.