O vice-primeiro ministro e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini
O vice-primeiro ministro e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini| Foto: Miguel Medina/AFP

O vice-premiê e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, disse nesta quinta-feira (8) que não vê futuro para a coalizão de governo e que a única solução para a crise política seria a realização de novas eleições.

Salvini, que é líder da Liga, disse ao primeiro-ministro Giuseppe Conte que a coligação entre o seu partido de direita e o Movimento 5 Estrelas, que formam o governo desde 2018, entrou em colapso. "Nós devemos dar novamente a escolha aos eleitores", afirmou Salvini.

A mais recente tensão entre os parceiros da coalizão foi provocada por uma disputa sobre um projeto financiado pela União Europeia de uma ferrovia para trens de alta velocidade entre a cidade de Turim, na Itália, e Lyon, na França. No Parlamento, o Movimento 5 Estrelas votou para bloquear o projeto, que considera muito caro e ruim para o meio ambiente. A Liga conseguiu aprovação no Senado para a continuação do projeto, que tem o apoio de Salvini, que diz que a ferrovia será boa para a economia e criará empregos.