Kamala Harris tem 55 anos e cumpre seu primeiro mandato como senadora da Califórnia.
Kamala Harris tem 55 anos e cumpre seu primeiro mandato como senadora da Califórnia.| Foto: AFP

Joe Biden, candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2020, anunciou, na tarde desta terça-feira (11), sua vice. Trata-se da senadora Kamala Harris, da Califórnia. A escolha confirma a promessa de Biden, feita em março, de colocar uma mulher na chapa. O anúncio foi feito no perfil oficial de Biden no Twitter.

A saga de Biden em busca por uma vice mulher foi extensa. Circularam como possíveis nomes o de Susan Rice, que atuou como assessora de segurança nacional na gestão de Barack Obama, Tammy Duckworth, senadora de Illinois, e Elizabeth Warren, de Massachusetts, que foi pré-candidata à presidência este ano, mas desistiu.

Harris, de 55 anos, é uma das figuras mais proeminentes do Partido Democrata e cumpre seu primeiro mandato como senadora pela Califórnia. Ela foi procuradora-geral do estado entre janeiro de 2011 e janeiro de 2017 e procuradora do distrito de São Francisco entre janeiro de 2004 e janeiro de 2011. Ela é advogada, tendo recebido seu Juris Doctor pela Universidade da Califórnia em Hastings.