O presidente dos EUA, Joe Biden, faz saudação ao sair do gramado sul da Casa Branca, em Washington.
O presidente dos EUA, Joe Biden, faz saudação ao sair do gramado sul da Casa Branca, em Washington.| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará nesta sexta-feira (25) para a Polônia, país que recebeu o maior número de refugiados ucranianos após a invasão russa. Ele visitará a cidade de Rzeszów, próxima à fronteira com a Ucrânia, informou a Casa Branca.

Biden viajará direto de Bruxelas, primeira parada de sua viagem à Europa, e será recebido pelo presidente da Polônia, Andrzej Duda, no início da tarde. Lá, ele conhecerá em primeira mão a resposta humanitária para acolher o crescente número de refugiados ucranianos que chegam à fronteira, de acordo com a agenda presidencial.

Em seguida, Biden se reunirá com membros da 82ª Divisão Militar Aerotransportada das Forças Armadas dos EUA, enviada para a área para reforçar o flanco leste da OTAN.

Rzeszów, com cerca de 200 mil habitantes, é a principal cidade do sudeste da Polônia e fica a apenas uma hora de carro da fronteira com a Ucrânia. Após essa visita, Biden voará para a capital polonesa Varsóvia, onde continuará sua programação no sábado antes de voltar para Washington.