O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conversou com o presidente da Ucrânia por telefone, nesta quarta
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conversou com o presidente da Ucrânia por telefone, nesta quarta| Foto: EFE/EPA/ANDY RAIN

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, concordaram nesta quarta-feira (2), em uma conversa telefônica, que as sanções internacionais "devem ir mais longe para pressionar ao máximo (o presidente da Rússia, Vladimir) Putin nos próximos dias".

Após repudiar os ataques "abomináveis" na Ucrânia, Johnson disse a Zelensky que o Reino Unido está trabalhando hoje para conseguir que os membros da Assembleia Geral da ONU emitam "a mais forte condenação possível" à Rússia, disse um porta-voz do governo britânico.

Segundo a fonte, Zelensky "agradeceu ao primeiro-ministro pelo apoio e liderança do Reino Unido para garantir que a Ucrânia receba assistência defensiva", o que tem sido "vital para conter as forças russas".

A Assembleia Geral da ONU vota nesta quarta-feira uma resolução para condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia e exigir a retirada de suas tropas, uma medida não vinculativa, mas que as potências ocidentais esperam que mostre o isolamento internacional do Kremlin.