A jornalista Alice Martinelli entrega uma embalagem de queijo parmesão ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em encontro com o premiê italiano, Giuseppe Conte, no Palazzo Chigi, em Roma, 1 de outubro de 2019
A jornalista Alice Martinelli entrega uma embalagem de queijo parmesão ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em encontro com o premiê italiano, Giuseppe Conte, no Palazzo Chigi, em Roma, 1 de outubro de 2019| Foto: Alberto PIZZOLI / AFP

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, posavam para fotógrafos durante viagem de Pompeo à Itália, nesta terça-feira (1º), quando foram interrompidos por uma jornalista que trazia uma embalagem de queijo parmesão e uma mensagem ao presidente Donald Trump.

"Eu tenho um presente para você - um presente italiano. O primeiro-ministro sabe do que estou falando. Este é o parmiggiano-reggiano, e isso é o que fazemos de melhor na Itália", disse Alice Martinelli, enquanto Pompeo sorria e aceitava educadamente o autêntico queijo italiano.

Mas Conte parece não ter gostado da intervenção. "Posso pedir que a senhora se afaste, por favor?", disse ele. "Leve-o ao Sr. Trump, por favor, e diga a ele que fazemos isso com o nosso coração", disse Martinelli enquanto agentes de segurança chegavam para retirá-la do local.

Martinelli, jornalista do programa satírico italiano "Le Iene", explicou mais tarde ao Washington Post que estava lá para mandar uma mensagem: os produtores de laticínios italianos estão preocupados com as iminentes tarifas de Trump sobre produtos alimentares europeus, incluindo vinhos e queijos, que custariam bilhões de dólares.