Rufo Chacón, adolescente de 16 anos que ficou cego após ser atingido por balas de borracha em Táriba, Venezuela
Rufo Chacón, adolescente de 16 anos que ficou cego após ser atingido por balas de borracha em Táriba, Venezuela| Foto: Reprodução / Efecto Cocuyo

Rufo Chacón, o adolescente de 16 anos que perdeu os dois olhos após ser atingido por balas de borracha disparadas por policiais do regime de Nicolás Maduro enquanto protestava com sua família contra a falta de gás de cozinha em Táriba, na Venezuela, disse que quer ver de novo. "Espero uma ajuda para recuperar a visão. Pelo menos um pouco. Porque é uma escuridão contínua, não se vê nada. É como ter os olhos fechados", disse Chacón ao jornal venezuelano Efecto Cocuyo nesta sexta-feira (19).

O seu rosto está coberto de creme para tratar as feridas das 52 balas de borracha que atingiram seu rosto. O jovem ainda recebeu seis projéteis no olho esquerdo e oito no direito. Ele participava de um protesto pacífico com a sua mãe, no dia 1º de julho, quando a polícia disparou sem aviso contra os manifestantes. Os médicos precisaram remover os seus dois globos oculares. A esperança da família é de um transplante de globos oculares fora do país. Diversos países manifestaram interesse em ajudar Chacón, que ainda precisa de uma avaliação médica sobre as possibilidades de que recupere a visão.