A senadora e candidata à presidência dos EUA pelo partido Democrata Kamala Harris anunciou que está encerrando a sua campanha para as eleições de 2020
A senadora e candidata à presidência dos EUA pelo partido Democrata Kamala Harris anunciou que está encerrando a sua campanha para as eleições de 2020| Foto: SAUL LOEB / AFP

A senadora democrata Kamala Harris, da Califórnia, anunciou nesta terça-feira (3) que está encerrando a sua campanha pela nomeação do partido Democrata para concorrer à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2020. Ela informou seus apoiadores sobre a decisão por e-mail:

"Eu olhei para isso de todos os ângulos, e nos últimos dias cheguei a uma das decisões mais difíceis da minha vida", escreveu Harris aos seus apoiadores. Mais tarde o texto foi compartilhado pelas redes sociais da senadora. "Minha campanha para presidente simplesmente não tem os recursos financeiros de que precisamos para continuar."

"Eu não sou uma bilionária. Eu não posso financiar a minha campanha. E à medida que a campanha segue, tem ficado mais difícil levantar o dinheiro que precisamos para competir", afirmou.

Harris entrou na disputa como uma estrela em ascensão. O seu primeiro comício, em Oakland, em janeiro, atraiu 22 mil pessoas. O próprio presidente Donald Trump elogiou Harris à época por ter tido "a melhor abertura", "melhor público e melhor entusiasmo" do que os outros candidatos democratas. Mas Harris teve dificuldades em recriar esse nível de entusiasmo.

Quinze candidatos permanecem na disputa pela nomeação do Partido Democrata.