kim jong un
O ditador norte-coreano Kim Jong-un participa do terceiro dia da 3ª Reunião Plenária do 8º Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (WPK) em Pyongyang, Coreia do Norte, 17 de junho de 2021| Foto: Divulgação/KCNA/Agência EFE/Gazeta do Povo

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un disse em uma reunião do partido nesta quinta-feira (17) que a Coreia do Norte precisa estar preparada tanto para o diálogo quanto para o confronto com os Estados Unidos. De acordo com a agência de notícias estatal KCNA, o líder supremo "fez uma análise detalhada da tendência política da nova administração dos Estados Unidos" em relação à Coreia do Norte e esclareceu aos líderes do partido a resposta "estratégica e tática apropriada e a direção das atividades a serem mantidas nas relações com os EUA nos próximos dias".

"O Secretário-Geral [Kim Jong-un] destacou a necessidade de nos prepararmos para o diálogo e o confronto, especialmente para nos prepararmos mais plenamente para o confronto, a fim de proteger a dignidade de nosso Estado e seus interesses para um desenvolvimento independente e para garantir de forma confiável o ambiente pacífico e a segurança de nosso Estado", informou a KCNA.

Esta foi a primeira mensagem direta do ditador aos Estados Unidos desde que o democrata Joe Biden assumiu o comando da Casa Branca. A relação entre os dois países se deteriorou depois de uma breve aproximação durante o governo do ex-presidente Donald Trump. As declarações de Kim vêm em um momento em que o representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Sung Kim, está prestes a viajar para a Coreia do Sul para conversar com autoridades sul-coreanas e japonesas.