Em foto de setembro de 2019, Alexei Navalny faz discurso durante manifestação em Moscou.
Em foto de setembro de 2019, Alexei Navalny faz discurso durante manifestação em Moscou.| Foto: AFP

Mesmo após o hospital alemão onde Alexei Navalny está internado, em Berlim, ter confirmado que o russo "muito provavelmente" foi envenenado, o Kremlin nega qualquer tipo de envolvimento no caso. Navalny é opositor de Vladimir Putin. À imprensa, o porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, disse que as acusações contra o governo não são verdadeiras e que o Kremlin não pretende levá-las a sério.

O porta-voz afirmou que, por enquanto, não há motivos para instaurar uma investigação criminal sobre o caso. “Se uma substância for encontrada [no corpo de Navalny] e se for determinado que é envenenamento, aí haverá um motivo para investigação”, disse Peskov.

Navalny passou mal na semana passada enquanto voltava de avião de Tomsk, na Sibéria, para Moscou, após tomar um chá no aeroporto. A aeronave fez um pouso de emergência na cidade de Omsk, onde ele ficou internado inicialmente. No fim de semana, foi transferido para o Hospital Universitário La Charité, na capital alemã, que divulgou um comunicado confirmando o envenenamento e dizendo que os exames médicos indicam que Navalny provavelmente foi envenenado com um “inibidor da colinesterase”.