Candidato kirchnerista Alberto Fernandez, e o presidente argentino, Mauricio Macri, candidato à reeleição
Candidato kirchnerista Alberto Fernandez, e o presidente argentino, Mauricio Macri, candidato à reeleição| Foto: Juan MABROMATA e Alejandro PAGNI/AFP

Na mesma mensagem em que anunciou um novo pacote de medidas econômicas para tentar recuperar votos, nesta quarta-feira (14), o presidente da Argentina, Maurício Macri, chamou todos os candidatos à presidência para conversar. "Estou disponível 24 horas para conversarmos, quero encontrar-me com eles, para transmitir tranquilidade neste processo eleitoral que já começou", afirmou ao fim de seu discurso. Era uma clara mensagem ao candidato da oposição Alberto Fernández, que conquistou 47% dos votos as eleições primárias do dia 11.

Fernández, porém, disse que não vê motivos para se reunir com o presidente. "Não faz sentido que nos encontremos, não concordaremos. Eu não quero participar das decisões deles porque, então, qual é a escolha da Argentina se todos nós pensamos da mesma forma? Eu não penso como o presidente, que tardiamente tomou essas decisões sem medir as consequências fiscais e de mercado", disse ao jornalista Roberto Navarro logo após o anúncio de Macri. O parceiro de chapa de Cristina Kirchner disse ainda que o pacote apresentado pelo presidente deveria ter sido acordado com empresários e sindicatos, mas endossou a ideia de reviver o consumo.