O ex-primeiro-ministro francês, Jean Castex, cumprimenta a recém-nomeada primeira-ministra, Elisabeth Borne, no pátio do Matignon Hotel, durante a cerimônia de entrega em Paris, França, 16 de maio de 2022
O ex-primeiro-ministro francês, Jean Castex, cumprimenta a recém-nomeada primeira-ministra, Elisabeth Borne, no pátio do Matignon Hotel, durante a cerimônia de entrega em Paris, França, 16 de maio de 2022| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou nesta segunda-feira (16) como nova chefe do governo do país a ministra do Trabalho da órbita socialista, Élisabeth Borne, conforme anunciou o Palácio do Eliseu em comunicado.

A nova primeira-ministra tem 61 anos e é a segunda mulher na história da França a ocupar o cargo de premiê. A primeira foi Edith Cresson, há 31 anos.

Borne, que também foi ministra da Ecologia durante o primeiro mandato de Macron (2017-2022), substitui agora o conservador Jean Castex, que, como esperado, formalizou nesta segunda-feira sua renúncia como primeiro-ministro após quase dois anos no posto.