Nicolás Maduro, acompanhado pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello
Nicolás Maduro, acompanhado pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello| Foto: MIGUEL GUTIÉRREZ/EFE

O ministro das Comunicações do chavismo, Jorge Rodríguez, informou na noite desta quarta-feira (7) que o ditador venezuelano Nicolás Maduro mandou cancelar a participação de seus representantes nas reuniões de negociação com a oposição marcadas para essa semana em Barbados. Rodríguez é o chefe da delegação que dialoga com a oposição em Barbados.

Segundo comunicado oficial, Maduro decidiu não enviar a sua delegação "em razão da grave e brutal agressão perpetrada de maneira continuada" pelo governo Trump contra a Venezuela, "incluindo o bloqueio ilegal de nossas atividades econômicas, comerciais e financeiras". Na segunda-feira, o governo americano anunciou o bloqueio de todos os bens do regime venezuelano nos EUA e ameaçou punir empresas e governos que façam negócios com o regime socialista. O comunicado ainda acusa o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, de "celebrar, promover e apoiar essas ações lesivas à soberania do nosso país".

Maduro cancelou a participação nas reuniões que estavam marcadas para quinta-feira (8) e sexta-feira (9). O comunicado não garante que as conversas serão retomadas posteriormente. Por semanas, representantes de Maduro e da oposição têm avançado em negociações diplomáticas em Barbados para tentar chegar a um acordo para pôr fim ao impasse político no país e encontrar uma solução para a profunda crise na Venezuela.