O ditador venezuelano, Nicolás Maduro.
O ditador venezuelano, Nicolás Maduro.| Foto: Rayner Peña R./EFE

As negociações entre o regime da Venezuela e a oposição para resolver a crise política e social do país começaram nessa sexta-feira com a assinatura de um memorando de entendimento no Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México. No documento, ambas as delegações mostraram disposição de "pactuar as condições necessárias para que os processos eleitorais consagrados na Constituição sejam realizados com todas as garantias e compreendendo a necessidade da suspensão das sanções internacionais".

O diálogo no México, sob a tutela da Noruega, é realizado após o fracasso das negociações em Barbados, em 2019, e depois que o líder da oposição Juan Guaidó autoproclamou-se presidente interino e foi reconhecido por cerca de 50 países. O texto foi assinado pelo presidente do Parlamento e chefe da delegação do regime venezuelano, Jorge Rodríguez, e pelo coordenador da delegação da oposição, Gerardo Blyde.

O ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, e o chefe da equipe norueguesa, Dag Nylander, testemunharam a assinatura do documento. "Esta assinatura significa muito, significa tudo, porque significa esperança. Vamos cuidar dessa esperança, vamos cuidar de nossa capacidade e audácia, para alcançar pontos de confluência", declarou Rodríguez após a assinatura.