Maduro implantará sistema antimísseis na fronteira com a Colômbia
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro| Foto: Divulgação/Palácio Miraflores/AFP

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (4) que implantará um sistema de defesa antimísseis na fronteira com a Colômbia. Ele assegurou que as forças armadas venezuelanas já se encontram na região e ainda acusou o presidente do país vizinho, Iván Duque, de levar adiante um "plano de provocação".

"As tropas já estão destacadas. E agora vamos implantar um sistema de mísseis de defesa aérea, defesa terrestre. Vamos implantá-lo de 10 a 28 de setembro, porque a Venezuela se respeita", disse, acrescentando que Duque pretende criar um "falso positivo, atacar o território venezuelano, ir ao Conselho de Segurança da ONU e organizar um espetáculo político às custas de um conflito armado".

Na terça-feira, Maduro já havia decretado um alerta laranja na fronteira com a Colômbia. Duque alega que o regime chavista está apoiando e supervisionando um levante de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que abandonaram o acordo de paz e estão envolvidos com o narcotráfico.