Refinaria, localizada em Poltava, abastecia tropas da Ucrânia no centro e leste do território
Refinaria, localizada em Poltava, abastecia tropas da Ucrânia no centro e leste do território| Foto: EFE/EPA/STR

As tropas russas destruíram, no sábado (2), a refinaria de Kremenchuk, localizada na região central da Ucrânia, que é a maior do país, segundo indicou neste domingo (3) a agência polonesa de notícias PAP. "O fogo foi extinto, mas a instalação foi destruída por completo e não pode seguir funcionando", afirmou ao veículo de comunicação da Polônia o chefe da administração militar da região de Poltava, Dmytro Lunin.

O representante local informou que várias pessoas ficaram feridas no ataque e sofreram queimaduras de grau grave, embora não estejam correndo perigo no momento. Lunin acrescentou que foi possível evitar uma catástrofe ambiental e que os serviços de emergência estão acompanhando a situação de perto. Além disso, fez um apelo para que os moradores locais não estoquem combustível, o que poderia criar uma "escassez artificial", já que o abastecimento está garantido.

Mais cedo, o Ministério da Defesa da Rússia havia anunciado que, utilizando "armas de longo alcance e alta precisão", realizou ataque contra a refinaria, localizada em Poltava, que abastecia tropas da Ucrânia no centro e leste do território.

De acordo com o jornal Ukrainskaya Pravda, a refinaria de Kremenchuk era a maior do país e tinha capacidade para 18,6 milhões de toneladas de petróleo. A segunda maior instalação deste tipo na Ucrânia, que fica em Kharkiv, suspendeu as operações e permanece majoritariamente inativa desde 26 de fevereiro, dois dias depois do início da invasão russa, devido ao risco de se tornar alvo de ataques.