Amy coney barrett
A juíza Amy Coney Barrett, indicada à Suprema Corte| Foto: Sarah Silbiger-Pool/Getty Images/AFP

A maioria dos americanos (51%) apoia a confirmação da juíza Amy Coney Barrett para a Suprema Corte dos Estados Unidos, de acordo com duas pesquisas publicadas nesta semana. Segundo o Instituto Gallup, o apoio a Barrett é maior do que o dos outros dois indicados do presidente Donald Trump ao tribunal durante seu mandato – Neil Gorush e Brett Kavanaugh. A rejeição a ela, contudo, também é maior (46%), principalmente entre os democratas (87%), dado que apenas 3% dos entrevistados pelo Gallup não tinham opinião formada sobre a nomeação de Barrett.

Já na pesquisa da Morning Consult, a rejeição à nomeação é menor: apenas 28% se apõe à confirmação de Barrett. O estudo mostrou que o apoio à indicada de Trump aumentou entre os eleitores independentes após as audiências de confirmação no Comitê Judiciário do Senado na semana passada, passando de 36% para 44%. A Morning Consult também constatou que "a maioria do público votante não tem ilusões sobre o que a confirmação de Barrett significaria para a composição ideológica do tribunal, com 54% dizendo que sua ascensão tornaria o tribunal mais conservador e 23% dizendo que permaneceria o mesmo".

Nesta quinta-feira (22), o Comitê Judiciário do Senado, de maioria republicana, deve aprovar a indicação de Amy Coney Barrett à Suprema Corte. A votação no plenário do Senado está marcada para segunda-feira (26).