Apoiadores da oposição ao regime autoritário de Lukashenko em Belarus protestam em Minsk, 13 de dezembro
Apoiadores da oposição ao regime autoritário de Lukashenko em Belarus protestam em Minsk, 13 de dezembro| Foto: AFP

Mais de 180 pessoas que protestavam em Minsk neste domingo (13) foram presas por forças de segurança de Belarus, afirmou o grupo ativista de direitos humanos Viasna-96. Os manifestantes organizam protestos semanais há meses no país exigindo a renúncia de Alexander Lukashenko, que alega ter sido reeleito em 9 de agosto em eleições consideradas fraudulentas pela oposição e pela União Europeia.

Mais de 120 marchas foram realizadas na capital e em outras cidades no domingo, informou a site local Nasha Niva. Os manifestantes agitaram bandeiras com as cores branca e vermelha, símbolo da oposição. Desde o início dos protestos, mais de 30 mil pessoas foram detidas no país, de acordo com líderes do movimento.

A União Europeia impôs proibição de viagens e congelou os bens de Lukashenko, que está no poder há 26 anos, como punição pela repressão de seu regime às manifestações e por considerar que as eleições de agosto foram fraudadas. Também neste domingo, a líder da oposição Svetlana Tsikhanouskaya participou de eventos em Berlim para chamar atenção da comunidade internacional para as violações de direitos humanos em Belarus.