Agente do departamento de Investigações de Segurança Interna vigia suspeitos imigrantes ilegais em 7 de agosto de 2019. Agentes detiveram cerca de 680 imigrantes que trabalhavam em sete fábricas em cidades do Mississippi supostamente de maneira ilegal
Agente do departamento de Investigações de Segurança Interna vigia suspeitos imigrantes ilegais em 7 de agosto de 2019. Agentes detiveram cerca de 680 imigrantes que trabalhavam em sete fábricas em cidades do Mississippi supostamente de maneira ilegal| Foto: US Immigration and Customs Enforcement / AFP

Após a operação que prendeu em um dia cerca de 680 migrantes que supostamente vivem ilegalmente nos EUA, em fábricas no estado americano do Mississippi, o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA libertou mais de 300 nesta quinta-feira (8), segundo o porta-voz da agência.

Segundo a rede de notícias CNN, pelo menos 377 migrantes continuam sob custódia. Entre os que foram liberados: 271 foram soltos após serem detidos em um hangar e foram colocados em processos em tribunais de imigração. Eles foram transportados de volta ao local onde foram detidos. Outros 32 foram liberados imediatamente após serem detidos nas fábricas, incluindo mulheres grávidas, e não foram levados ao centro de detenção.

Vídeos de filhos das pessoas presas na operação têm circulado pelas mídias sociais e canais de televisão desde a quarta-feira. Algumas crianças ficaram sozinhas e, sem poder voltar para casa, passaram a noite em um ginásio local. Voluntários doaram alimentos e bebidas, e vizinhos e até mesmo pessoas estranhas buscaram as crianças nas escolas e as levaram ao ginásio comunitário.