Refugiados ucranianos fazem fila para receber número de identificação nacional na Polônia, neste domingo: presidente do país sancionou lei de assistência aos civis que fogem da guerra
Refugiados ucranianos fazem fila para receber número de identificação nacional na Polônia, neste domingo: presidente do país sancionou lei de assistência aos civis que fogem da guerra| Foto: EFE/EPA/PIOTR NOWAK

Pelo menos 902 civis morreram e 1.459 ficaram feridos na Ucrânia, até a meia-noite do sábado (19), em decorrência da guerra iniciada pela invasão russa em 24 de fevereiro. A informação foi dada pelo escritório de direitos humanos da ONU neste domingo (20).

Entre os mortos no conflito estão 75 menores de idade, 179 homens, 134 mulheres e 514 adultos cujo sexo não foi informado. A Procuradoria-Geral da Ucrânia, no entanto, fala em 115 menores mortos na guerra.

A diferença nos dados advém de uma dificuldade da ONU em obter ou verificar relatórios de cidades mais gravemente atacadas pela Rússia, como Mariupol. Isso indica que o número real de vítimas deva ser superior ao divulgado neste domingo.

O número de refugiados, dentro e fora do país, neste domingo já chega a dez milhões de pessoas, de acordo com o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi. "Entre as responsabilidades dos que conduzem a guerra, em qualquer parte do mundo está o sofrimento causado aos civis que são obrigados a escapar", afirmou no Twitter.