Nos arredores da Casa Branca, manifestantes seguram cartazes com dizeres como “Trump já era” e “Trump é uma ameaça para todos nós”.
Nos arredores da Casa Branca, manifestantes seguram cartazes com dizeres como “Trump já era” e “Trump é uma ameaça para todos nós”.| Foto: AFP

Manifestantes contrários ao atual presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Donald Trump, estão reunidos nos arredores da Casa Branca, em Washington D.C. O grupo pede que todas as cédulas referentes às eleições de 2020 sejam computadas, bem como que a contagem de votos não seja interrompida. A campanha do republicano defende que a apuração seja suspensa no Michigan, Pensilvânia e Geórgia e que os votos de Wisconsin sejam recontados.

No início da noite de quarta-feira (4), apoiadores de Trump foram impedidos pela polícia de invadir um centro de apuração em Detroit, maior cidade do Michigan. Considerado um estado fundamental no pleito deste ano, o Michigan já teve 99% das urnas apuradas e já se considera que Biden venceu por lá - em 2016, Trump derrotou Hillary Clinton na localidade por uma margem bastante apertada de votos.

Em pronunciamento realizado no fim da tarde de quarta-feira (4), Joe Biden também reforçou que todos os votos precisam ser contabilizados. "Ninguém pode tirar nossa democracia. Já passamos [os EUA] por muitas coisas difíceis para deixar que isso aconteça. Nós, o povo, não seremos silenciados, não vamos nos render", afirmou, em clara provocação a Trump.