Manifestantes posam para foto em frente à estátua desfigurada do ex-primeiro-ministro britânico, com as palavras [Churchill] “era um racista” na Parliament Square, centro de Londres, em 7 de junho de 2020.
Manifestantes posam para foto em frente à estátua desfigurada do ex-primeiro-ministro britânico, com as palavras [Churchill] “era um racista” na Parliament Square, centro de Londres, em 7 de junho de 2020.| Foto: ISABEL INFANTES / AFP

Neste domingo (7), em Londres, em mais um protesto em solidariedade à morte do americano George Floyd, manifestantes do Black Lives Matter entraram em confronto com a polícia britânica.

Cressida Dick, comissária da polícia metropolitana, afirmou que, apesar de a maior parte das manifestações ocorrer sem violência, 14 policiais ficaram feridos, dois deles graves. Além dessas ocorrências, a estátua de Winston Churchill, um dos maiores políticos da história do país, foi vandalizada.

O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, afirmou nas redes sociais que "as pessoas têm o direito de se manifestar pacificamente". Mas concluiu dizendo que os confrontos com a polícia "são uma traição à causa que pretendem servir. Os responsáveis ​​serão responsabilizados".