A candidata Marine Le Pen concorre o segundo turno neste domingo com o atual presidente da França, Emmanuel Macron
A candidata Marine Le Pen concorre o segundo turno neste domingo com o atual presidente da França, Emmanuel Macron| Foto: EFE/EPA/CAROLINE BLUMBERG

Um relatório da agência antifraude da União Europeia (UE) acusa a candidata tachada de "extrema-direita" à presidência da França, Marine Le Pen, e membros de seu partido de se apropriarem indevidamente de milhares de euros em fundos da UE. O documento está sendo analisado por promotores franceses, confirmou a promotoria de Paris, neste domingo (17).

A existência do relatório elaborado pelo Organismo Europeu de Luta Antifraude (Olaf, na sigla em inglês) veio a público no sábado (16), por meio de uma publicação do site investigativo Mediapart. O levantamento aponta um desvio superior a 617 mil euros (sendo que Le Pen seria responsável pessoalmente por quase 140 mil euros desse montante), entre 2004 e 2017, quando a candidata era membro do Parlamento Europeu.

Segundo a acusação, os valores foram aplicados em despesas com funcionários e eventos do partido de Le Pen. "Os franceses não serão enganados pelas tentativas da União Europeia e das instituições europeias (...) de interferir na campanha presidencial e prejudicar Marine Le Pen", disse o presidente do partido Reagrupamento Nacional, Jordan Bardella, à rádio Europe 1, segundo a agência Reuters.