Novo secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, ao lado do presidente Donald Trump
Novo secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, ao lado do presidente Donald Trump| Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira (23) Mark Esper, ex-executivo da Raytheon Co., como secretário de Defesa. Com isso, terminou o período mais longo na história do Pentágono sem um líder aprovado pelo Congresso nessa área.

Esper foi confirmado por 90 votos a 8. Ele assume no lugar de Jim Mattis, que pediu demissão em dezembro por desavenças com o governo do presidente Donald Trump sobre a política americana para a Síria, bem como por decisões pessoais e outras questões.

Como Mattis, Esper, de 55 anos, é um veterano militar. Ele foi colega de classe do secretário de Estado, Mike Pompeo, na Academia West Point e atuou na Guarda Nacional e no Exército, quando participou da Guerra do Golfo. Trabalhou no Capitólio como funcionário sênior republicano, em altos cargos no Pentágono, na conservadora Heritage Foundation e era secretário do Exército desde o final de 2017. Esper, porém, fez a carreira como lobista da gigante da defesa Raytheon e como conselheiro político em vários níveis no Congresso e no Pentágono.