O médico chinês Li Wenliang alertou colegas sobre o surgimento do novo tipo de coronavírus e foi reprimido pela polícia chinesa
O médico chinês Li Wenliang alertou colegas sobre o surgimento do novo tipo de coronavírus e foi reprimido pela polícia chinesa| Foto: Reprodução

O médico chinês Li Wenliang morreu nesta quinta-feira (6), na cidade de Wuhan, em decorrência do coronavírus. Ele ganhou notoriedade por ter sido um dos primeiros agentes de saúde a divulgar os riscos da infecção do novo vírus.

A divulgação de Li Wenliang sobre o perigo representado pelo coronavírus lhe custou uma reprimenda por parte do governo de Wuhan. Ele foi acusado de "espalhar rumores online" e de "perturbar seriamente a ordem social" e teve que prestar depoimento à polícia local.

Segundo a TV americana CNN, o médico estava internado em Wuhan desde 12 de janeiro. Ele contraiu coronavírus de um paciente seu. No Twitter, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou a morte de Li. "Nós estamos profundamente tristes com a morte do Dr. Li Wenliang. Todos nós precisamos celebrar o trabalho que ele fez", tuitou a OMS.

Informações contraditórias causaram confusão a respeito do estado de saúde de Li. Após a imprensa estatal chinesa noticiar a morte do médico, o hospital voltou atrás e disse que Li estava em estado crítico. Segundo a BBC, jornalistas e médicos que estavam no local foram instruídos por autoridades a mudar seus relatos e dizer que o médico ainda estava em tratamento.

O Hospital Central de Wuhan havia informado pela rede social Weibo, por volta de 13:40 (horário de Brasília), que o médico estava em estado crítico e sendo tratado. Mais tarde, por volta de 16:50, o Hospital confirmou que Li morreu às 2:58 da sexta-feira (15:58 de quinta-feira em Brasília).