merkel
Chanceler alemã, Angela Merkel| Foto: Arno Mikkor/EU2017EE

O governo da Alemanha se opôs à proposta de quebra de direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas de Covid-19, endossada nesta quarta-feira (5) pelo presidente norte-americano, Joe Biden. Um porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta quinta-feira (6) que a quebra de patentes criara "implicações severas" para a produção de vacinas.

"Os fatores limitantes para a produção de vacinas são a capacidade de fabricação e os altos padrões de qualidade, não as patentes”, disse um porta-voz do governo alemão. “A proteção da propriedade intelectual é uma fonte de inovação e deve permanecer assim no futuro”.

Horas antes, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tinha dito que a União Europeia (UE) está disposta a discutir uma proposta americana para compartilhar a tecnologia de desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 para ajudar a combater a pandemia, mas sem fazer nenhum compromisso firme quanto à questão. Autoridades do bloco afirmam que essa discussão pode levar meses e há poucas chances de que eles concordem em compartilhar a tecnologia das revolucionárias vacinas da mRNA com a China.