Andrés Manuel López Obrador, presidente do México.
Andrés Manuel López Obrador, presidente do México.| Foto: Divulgação/Gobierno de México

Os mexicanos irão às urnas amanhã (10) para validar ou não a continuidade do mandato do presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, cujo mandato só termina em 2024. Foi o próprio presidente quem acionou o recurso, previsto pela Constituição mexicana, mas que nunca havia sido usado até agora.

Segundo a Constituição, o resultado só será validade se tiver a participação de pelo menos 40% do total dos eleitores do México, mas a votação não é obrigatória é a estimativa que a adesão será baixa. No caso de a maioria dos eleitores optarem pela não continuidade do mandato de AMLO, o Congresso mexicano terá 30 dias para determinar quem governará o país até as próximas eleições presidenciais.

Mas o mais provável é que a maioria do eleitorado confirme apoio ao presidente. AMLO possui alto índice de popularidade entre os mexicanos e tem usado o apoio popular para levar o parlamento do país a aprovar reformas e projetos de autoria do governo. Segundo opositores, o referendo de domingo será apenas mais uma demonstração de força do presidente mexicano.