debate trump biden
Nashville se prepara para o debate presidencial na Universidade Belmont, na noite de quinta-feira (22)| Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

O segundo e último debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden, terá algumas regras diferentes em relação ao anterior, considerado um fisco por analistas políticos de esquerda e direita. No encontro da noite de quinta-feira (22) cada participante ficará com o microfone mudo enquanto o outro fala nos primeiros dois minutos de cada um dos seis tópicos que serão abordados no debate. O restante de cada bloco de 15 minutos será uma discussão aberta, sem qualquer silenciamento, de acordo com as novas regras da Comissão de Debates Presidenciais, anunciadas nesta segunda-feira (19).

Trump, candidato à reeleição, planeja participar do debate com o democrata. O gerente de campanha do republicano, Bill Stepien, disse que Trump "está empenhado em debater com Joe Biden, independentemente das mudanças de última hora nas regras da comissão tendenciosa em sua última tentativa de fornecer vantagem ao seu candidato favorito".

A mudança visa evitar uma repetição do primeiro debate, realizado três semanas atrás, quando os dois candidatos, mas principalmente Trump, se interromperam repetidamente. A moderadora do debate, que começa às 22h (horário de Brasília), será a jornalista da NBC Kristen Welker.