coronavírus eua
Passageiros do metrô de Nova York usam máscaras| Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP

O médico assistente do Congresso e da Suprema Corte dos Estados Unidos, Dr. Brian Monahan, estima que entre 70 milhões e 150 milhões de americanos devem ser infectados pelo novo coronavírus, segundo noticiaram jornais americanos nesta quarta-feira (11). O comentário do médico foi feito durante um encontro a portas fechadas com a equipe adminsitrativa do Senado, de acordo com a NBC News, mas o escritório de Monahan se recusou a comentar.

Prever a propagação de uma doença é difícil, mas outras estimativas, como a de um epidemiologista da Universidade de Harvard, apontam que entre 20% e 60% da população mundial de adultos possa ser contaminada com o coronavírus. Nesta quarta, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que dois terços da população da Alemanha podem ser infectados pelo novo vírus. Os Estados Unidos são o oitavo país com mais casos da Covid-19 em todo o mundo, com mais de 1.300 contabilizados até quarta-feira. Trinta e oito pessoas morreram por causa da doença.

Durante uma audiência no Congresso americano nesta quarta, o diretor nacional do Instituto de Alergia e Doenças Infecciosas, Dr. Anthony Fauci, disse que o pior do surto de coronavírus nos Estados Unidos ainda está por vir. "Posso dizer que veremos mais casos e as coisas piorarão em relação a como estão agora", afirmou.