Ministra entregou o cargo após noite de manifestações anti-governo
Ministra entregou o cargo após noite de manifestações anti-governo| Foto: Divulgação

Após um dia inteiro de protestos contra o governo do Líbano, país que sofreu com uma megaexplosão na capital Beirute na última terça (4), dois ministros renunciaram: a ministra da Informação do Líbano, Manal Abdel Samad, e o ministro do Meio Ambiente, Damianos Kattar. No sábado, manifestantes chegaram a invadir ministérios.

“Dada a magnitude da catástrofe causada pelo terremoto de Beirute que abalou a nação e feriu nossos corações e mentes, e em respeito aos mártires e às dores dos feridos, desaparecidos e deslocados, e em resposta ao desejo público de mudança, eu me demito do governo", escreveu Manal Abdel Samad, ao renunciar ao cargo neste domingo (8).

As manifestações culpam o governo pela má administração e corrupção crônicas que, acredita-se, estariam por trás da explosão em um armazém no porto de Beirute. Outras demissões ainda devem acontecer no primeiro escalão, segundo a mídia local. Na sexta-feira, o presidente libanês, Michel Aoun, confirmou que sabia da existência do material que explodiu non porto de Beirute.