Yevgeny Zinichev, ministro da Defesa Civil e Emergências da Rússia, fotografado enquanto sobrevoava danos causados por incêncios florestais na região de Chelyabinsk, Rússia, 6 de agosto. Zinichev morreu ao tentar salvar a vida de um cinegrafista durante exercícios no Ártico
Yevgeny Zinichev, ministro da Defesa Civil e Emergências da Rússia, fotografado enquanto sobrevoava danos causados por incêncios florestais na região de Chelyabinsk, Rússia, 6 de agosto. Zinichev morreu ao tentar salvar a vida de um cinegrafista durante exercícios no Ártico| Foto: EFE/EPA/ALEXEI NIKOLSKY/SPUTNIK /KREMLIN POOL

O ministro de Emergências da Rússia, Yevgeny Zinichev, morreu enquanto tentava salvar a vida de uma pessoa durante a realização de exercícios, informou a pasta nesta quarta-feira. De acordo com um comunicado oficial, citado pela agência RIA Novosti, Zinichev, de 55 anos, faleceu durante o cumprimento de suas funções em exercícios de proteção da "zona ártica contra emergências". A nota indica que o trágico evento ocorreu na cidade de Norilsk, localizada no Círculo Polar Ártico, sem fornecer mais detalhes.

Yevgeny Zinichev estava à frente do Ministério de Defesa Civil e Situações de Emergência e Catástrofes da Rússia desde janeiro de 2020. De acordo com a emissora russa RT, o ministro morreu enquanto tentava salvar a vida de um cinegrafista que escorregou durante uma gravação e caiu de um penhasco na água.

O Ministério de Emergência explicou que Zinichev morreu na tentativa de salvar o cineasta Aleksandr Melnik, que estava no Ártico para fazer um documentário sobre o desenvolvimento da região e da Rota Marítima do Norte. De acordo com várias fontes, Melnik, premiado com o filme russo Nika, não sobreviveu à queda.

A morte do ministro russo gerou uma onda de reações políticas e manifestações de condolências. O presidente russo, Vladimir Putin, foi um dos primeiros a expressar suas condolências pela morte de Zinichev, com quem trabalhou por vários anos. "É uma grande perda", afirmou Putin.