O ministro da Defesa do Uruguai, José Bayardi, em foto de 3 de março de 2008, em Montevidéu.
O ministro da Defesa do Uruguai, José Bayardi, em foto de 3 de março de 2008, em Montevidéu.| Foto: Miguel ROJO / AFP

O ministro da Defesa do Uruguai, José Bayardi, disse em entrevista a um programa de televisão uruguaio na sexta-feira (6) que o Brasil "deveria ter sido retirado [do Mercosul] pelo que significou a última eleição [de Bolsonaro] e o afastamento de Dilma Rousseff". O embaixador brasileiro em Montevidéu, Antonio José Ferreira Simões, reagiu às declarações com "perplexidade" e "rechaço".

Em carta publicada nesta segunda-feira pelo jornal uruguaio El Observador e enviada à chancelaria do Uruguai, Simões diz que os comentários do ministro Bayardi sobre a sociedade brasileira "estão carregados de fortes preconceitos e demonstram total desconhecimento da realidade em que vivem 210 milhões de brasileiros, uma sociedade com grande vigor democrático".

Bayardi respondia a uma pergunta do entrevistador sobre se considerava a Venezuela uma ditadura. Para ele, o regime de Nicolás Maduro não é uma ditadura. "Lá [na Venezuela] há um governo que está sustentado em um constituição que é a que os venezuelanos escolheram", disse o ministro.