Bolívia
Antes do fim das apurações, Morales anuncia vitória no primeiro turno.| Foto: AIZAR RALDES/AFP

Com mais de 98% dos votos apurados, o atual presidente Evo Morales anunciou na manhã desta quinta-feira (24) já ter vencido no primeiro turno das eleições presidenciais da Bolívia, mesmo antes do fim da contagem dos votos. Até o momento, ele tem mais de dez pontos percentuais de diferença em relação ao seu principal adversário, Carlos Mesa. Essa vantagem pode garantir seu quarto mandato no país.

“Já vencemos no primeiro turno”, declarou em entrevista coletiva. Seu partido, Movimiento Al Socialismo (MAS) , tem 46,83 % dos votos até agora contra 36,7 % de Mesa, candidato pelo partido Comunidade Cidadã. A apuração começou na noite de domingo (20) e deve terminar ainda hoje. Restam apenas 1,5% dos votos a serem apurados.

Protestos contra o atual presidente e a justiça eleitoral da Bolívia se espalharam pelo país nos últimos dias e a comunidade internacional aumentou as críticas à condução da apuração dos votos. A oposição boliviana acusa Morales de uma possível fraude. A Organização dos Estados Americanos (OEA) sugeriu um segundo turno para resolver esse conflito político, mesmo que Morales ganhe com pouca diferença.