A vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, com o seu marido, Douglas Emhoff, e o presidente eleito Joe Biden, ao lado de sua esposa, Jill Biden, participam de homenagem aos mortos por Covid-10 no país na véspera da posse em Washington, 19 de janeiro
A vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, com o seu marido, Douglas Emhoff, e o presidente eleito Joe Biden, ao lado de sua esposa, Jill Biden, participam de homenagem aos mortos por Covid-10 no país na véspera da posse em Washington, 19 de janeiro| Foto: JIM WATSON / AFP

Os Estados Unidos já registraram mais de 400 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. A marca foi alcançada nesta terça-feira (19), pouco menos de um ano após a chegada do vírus no território americano.

A primeira morte causada pelo novo coronavírus nos EUA foi relatada em 29 de fevereiro de 2020. Posteriormente, o estado da Califórnia confirmou que duas mortes anteriores a essa haviam sido causadas pela doença. O país norte-americano registrou 100 mil mortes por Covid-19 em 23 de maio de 2020. Levou 121 dias para que os óbitos causados pelo coronavírus atingissem 200 mil, 84 dias para que esse número chegasse a 300 mil e 36 dias para que a marca de 400 mil fosse alcançada.

O país tem visto uma explosão de novos casos da infecção nas últimas semanas. Em média, 3.377 pessoas morreram por causa do coronavírus todos os dias nos últimos sete dias. Segundo o Covid Tracking Project, mais de 123 mil pessoas estão internadas com a doença em hospitais americanos.

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, participam nesta noite de uma cerimônia em homenagem às vítimas da pandemia no país, no Lincoln Memorial, um dia antes da cerimônia de posse na capital americana.