protestos peru
Um manifestante, partidário do presidente peruano destituído Martin Vizcarra, cai ferido durante confrontos com a polícia de choque após um protesto contra o governo do presidente interino Manuel Merino, em Lima, em 14 de novembro de 2020| Foto: ERNESTO BENAVIDES/AFP

Milhares de peruanos, em várias partes do país andino, protestaram contra o governo interino de Manuel Merino neste sábado (14). De acordo com a imprensa local, ao menos duas pessoas morreram após serem baleadas em Lima e várias ficaram feridas nas manifestações que iniciaram depois da destituição do ex-presidente Martín Vizcarra pelo Congresso, na segunda-feira passada (9). Merino, do partido opositor Ação Popular que ajudou a articular o processo de vacância contra Vizcarra, era presidente do legislativo e o primeiro na linha sucessória de poder. Ele tomou posse como presidente na terça-feira.

Mais protestos devem ocorrer no Peru na tarde deste domingo. A reação da população contra a destituição de Vizcarra já está colocando em xeque o governo interino. No Twitter, a hashtag "Merino Dictador" é uma das mais comentadas nesta manhã. Uma junta de porta-vozes do Congresso peruano deve se reunir ainda hoje para discutir a possibilidade de afastar Merino do cargo. Até agora, ele não deu sinais de que vai renunciar. De acordo com a imprensa local, 13 dos 18 ministros do novo gabinete presidencial renunciaram neste domingo, após a notícia das mortes durante os protestos.