Imagem aérea mostra o Monte Saint-Michel, ilha rochosa no departamento da Mancha, na França.
Imagem aérea mostra o Monte Saint-Michel, ilha rochosa no departamento da Mancha, na França.| Foto: AFP

Nesta terça-feira (27), um navio que transportava imigrantes naufragou na costa da França. A embarcação tentava atravessar o Canal da Mancha para chegar à Grã-Bretanha, segundo autoridades francesas. Ao menos quatro pessoas morreram, incluindo duas crianças, uma de 5 e outra de 8 anos de idade. Os outros dois mortos confirmados são uma mulher e um homem adultos. Até o momento, 15 pessoas foram resgatadas, mas operações de busca continuam.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, afirmou que seus “pensamentos estão com os entes queridos daqueles que tragicamente perderam suas vidas no Canal da Mancha hoje”. Ele disse que o governo britânico ofereceu às autoridades francesas todo o apoio necessário para investigar o incidente. “Faremos todo o possível para reprimir as gangues de criminosos implacáveis que atacam pessoas vulneráveis, facilitando essas viagens perigosas”, completou.

O Canal da Mancha vem se tornando uma rota comum para imigrantes que tentam entrar ilegalmente na Grã-Bretanha. De acordo com a agência de notícias Press Association, somente em 2020 mais de 7,4 mil migrantes cruzaram o canal rumo ao Reino Unido. A título de comparação, o número registrado durante todo o ano de 2019 foi de 1,8 mil.