alexei navalny recuperação
Alexei Navalny faz selfie com sua família no hospital Charite de Berlim| Foto: Reprodução/Instagram/AFP

Alexei Navalny, proeminente crítico do Kremlin que foi envenenado com Novichok em 19 de agosto, está bem e respira sem ajuda de aparelhos. Ele mesmo deu a informação ao publicar em suas redes sociais uma foto com a esposa e os dois filhos. O hospital Charité, em Berlim, onde ele está em tratamento desde 22 de agosto, também afirmou que Navalny não está mais conectado a um respirador mecânico e que ele já consegue sair da cama por curtos períodos de tempo.

Enquanto sua condição melhora, Navalny já planeja voltar à Rússia. A porta-voz do político opositor, Kira Yarmysh, afirmou no Twitter que nenhuma outra opção foi considerada, mesmo que a equipe dele considere que o envenenamento tenha sido orquestrado por autoridades do governo russo.

O envenenamento do russo por Novichok – agente neurotóxico desenvolvido na União Soviética entre as décadas de 1970 e 1980 – foi confirmado nesta segunda-feira (14) por França e Suécia. Antes, um laboratório alemão já havia concluído sobre o uso da substância, o que deu início a suspeitas do envolvimento do Kremlin em uma tentativa de se livrar do opositor. O governo russo nega.